Pages

Nacionalistas? Só em Copa do Mundo!


É incrível que por onde andei nas últimas semanas eu tenha encontrado na decoração de lojas, de casas, nas ruas, em tudo quanto é lugar, as cores verde e amarelo.


Confesso que isso me lembrou muito os americanos, povo fervoroso em se tratando de nacionalismo, coisa que por um momento me emocionou.Mas eis que me vem a realidade. Brasileiros, em um ano normal, sem nenhum evento especial, em sua grande maioria jamais usariam a bandeira do Brasil na sacada de sua casa, ou as unhas verdes e amarelas, ou roupas nas mesmas cores.

Estamos em ano de Copa do Mundo! E para ser mais exata, estamos a uma semana do início da competição. E esta é infelizmente a razão pela qual todos estão vestindo a camisa do Brasil!

Agora, me pergunto, ou pergunto a vocês: Se realmente "vestíssemos a camisa" do nosso país, todos os dias, o Brasil seria o país que conhecemos hoje? Seria o Brasil, apenas o país do Carnaval e do futebol? Não cobraríamos mais a melhora de setores como educação e saúde para que nosso país crescesse também? Não faríamos de tudo para que esse se tornasse um país digno para nossos filhos e netos?

Afinal, como diz o ditado : "quem ama cuida" não é verdade?

No entanto, infelizmente, o povo brasileiro em sua maioria é nacionalista sim, porém, só em ano de Copa de Mundo!!

E aí o país para em cada jogo da seleção, o coração vai a boca a cada gol não marcado, xinga-se o juíz por estar roubando, vem a indignação quando a seleção perde, o povo chora em uníssono quando não se ganha um título.



Pergunto novamente, quantas vezes o país parou para pensar sobre a "democracia" e desigualdade social em nosso país? Quantas vezes os corações vão a boca a cada verba desviada que descobrimos? Quantos xingam por não ter pensado bem antes de votar naquele político que rouba descaradamente?

Quando o povo chora em uníssono a cada vida que se perde por causa da violência, da fome e da avareza de uns e outros?


Mas este ano, não é ano de pensar nessas coisas!
Afinal, é ano de Copa do Mundo! Vamos lá Brasil! Rumo ao Hexa!


Viva o Brasil!!!

6 comentários:

  1. Concordo com você. Infelizmente o nacionalismo brasileiro só ocorre de quatro em quatro anos.


    Obrigado pelos elogios ao meu blog. O seu também é ótimo. E eu também tenho essa triste experiência que você menciou. Volte sempre que quiser. Se quiser seguir, fique a vontade...

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bem articulado, e com uma visão política gostosa de compartilhar.

    É uma pena mesmo, saber que parte dessa galera só diz que se orgulha do próprio país onde vive, quando ouve o Galvão gritar "GOOOOL! Éééééé, do BRASIL!!!"

    O mais foda do texto foi a música de fundo! Super sem noção! huaehuaheuae
    Vc ler enquanto ouve e imaginar "esse é o meu Brasil!".
    E destaque também pra a seqüência de fotos, que vc vai vendo e quando tá chegando no final se depara com uma foto do lixão! kkkk

    Acompanho esse blog sempre e fico surpreso com a criatividade da autora! (como bem mostra o final do texto em verde e amarelo)

    ResponderExcluir
  3. É meu amigo, verdade seja dita é q nós brasileiros só somos patriotas em época de copa do mundo ou jogos da seleção brasileira e o q importa de verdade fica eskecido pois a seleçào ganhando ou perdendo a gente fica na mesma, é apenas uma falsa alegria. Gostei do seu blog, faz as pessoas refletirem e até me lembra o meu, se quiser visitar dê uma passadinha m: www.blog-do-pena.blogspot.com e confira se ainda há qualidade musical hoje em dia, vai lá pois vale a pena :)

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão, se nós não nos amarmos primeiro, quem vai nos amar?!?!

    ;*

    ResponderExcluir
  5. Isso é exatamente o que eu falava hoje na faculdade. O povo brasileiro só é patriota em época de copa, na época em que o Brasil é representado lá fora. A desculpa da maioria é que o Brasil é o país do futebol? É mentira? Não!
    Mas vejo gente aí que em orkut coloca tdo que mroam na Alemnah, na Itália, na Russia, e chega na época da Copa, adiciona o tema do orkut pra "Brasil". Todo mundo ama o Brasil na época de Copa, mas ninguém esta preocupado no desmatamento, nas queimadas do pantanal. O povo precisa mesmo é de umas aulinhas de patriotismo com o Tio Sam.

    ResponderExcluir