Pages

Are o quê????




A aquisição de conhecimentos relacionados à língua estrangeira, é sempre uma iniciativa válida. Mas ultimamente o que temos visto é uma influência exacerbada que as novelas tendem a transmitir. A repetição de determinados dialetos levam a uma espécie de lavagem cerebral. Ora, se a tv tem esse tipo de influência, porque não começar a abranger o vocabulário da nossa própria língua?

É um absurdo vc estar em casa e escutar seu vizinho chamando pela mãe: “Mamadi!!!”, ou vc chegar em uma loja te cumprimentarem com "Namasté" e dizer que o valor da sua compra foi 20 real.
Ou ainda vc dizer aos seus alunos que as notas deles estão em uma situação periclitante e eles não terem noção do que você está falando mas quando recebem o boletim gritam: Are Baba!

Se colocarmos esse trecho de Dom Casmurro para as pessoas lerem, ouso afirmar que grande parte nao entenderá patavinas:“Donde concluo que um dos ofícios do homem é fechar e apertar muito os olhos, e ver se continua pela noite velha o sonho truncado na noite moça”


Mas se colocarmos esse texto tirado de um site sobre novelas a história é outra...: "Maya é uma Manglik que ama um Dalit e corre o risco de ser rechaçada."


Na próxima novela quero ver o professor Pasquale como protagonista.









7 comentários:

  1. eu entendi a frase do dom casmurro...eu jah li esse livro...essa parte ai eh quando ele tava sonhando com a capitu no seminario e ele acrodou e n consiguia mais dormir

    ResponderExcluir
  2. É, mas isso já não vem de hoje.
    E particularmente não tenho nada contra.Pois se tivessemos uma educaçãod e base decente, isso não nos afetaria, não é mesmo??

    ps.: lindo template :)

    http://martonolympio.blogspot.com/2009/04/unidos-dos-dois-na-sala.html

    ResponderExcluir
  3. sim sim..é verdade que a educação não tem base alguma, mas é justamente por se pensar assim é q as coisas naum mudarão...

    E é como eu disse, adquirir um vocabulario em outra lingua naum é o problema, mas sim a lavagem cerebral de algumas palavras...


    ps: =DDD

    ResponderExcluir
  4. creio que não só o vocabulário, mas toda uma cultura pasteurizada, repetição dos mesmos mitos. a própria novela citada, basta trocar o povo e temos todas as novelas dela, é sempre algo do tipo indiana que se apaixona e a familia num permite, muçulmana que se apaixona e a familia num permite, cigana que se apaixona e a familia num permite...
    tudo repetição dos mesmos mitos.

    ResponderExcluir
  5. Odeeeeio Pascoale!
    Ridículo esse homem querer corrigir os outros.
    Minha opinião é a seguinte: O Português, como outras línguas foi formado pela interação entre outros idiomas, e ao contrário do que muitos pensam uma Língua não é morta. Ela está sempre se transformando.
    E com esse mundo globalizado aí não tem como.
    É interação total. O que não podemos ficar achando é que essa interação fai acabar por assassinar a Língua Portuguesa. Muito pelo contrário. Enriquece a língua.
    É claro que devemos evitar o exagero do uso de estrangeirismos mas isso é mais que normal.
    Ano passado eu tive um texto publicado num livro da Folha Dirigida abordando esse tema. Adorei versar sobre ele. Aqui deixo, para concluir, uma passagem retirada do texto da PRIMEIRA GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, para acalmar os fatalistas que insistem em pregar uma "morte" do Português:
    "... mui poucas são as coisas que duram por todas ou por muitas idades em um estado, quanto mais as falas."


    PS: Muito bom ter lido esse post. Vou colocar no blog o meu texto publicado em breve. Se quiser me fazer uma visitinha:
    http://listadeideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não sei se consegui expor a minha idéia claramente...Mas não me lembro de ter dito que a língua não deva sofrer modificações ou ser influenciada por outra língua...afinal sou professora de inglês e gosto que meus alunos de alguma maneira inseram um novo vocabulário no seu dia-a-dia. O que quis dizer no post é que a novela propriamente dita faz sempre uma repetição das msms palavras...e que msm aqueles que sequer acompanham seus episódios se veem falando tais palavras....

    ResponderExcluir
  7. A tv tem um poder tãooo grande, acho que nem os seus idealizadores imaginam que ia ser assim.
    é uma pena que nem sempre é usada para alguma coisa útil! enquanto isso vamos ouvir gírias vindo de BBB´s e as novelas da vida!

    ResponderExcluir